Dam comida para os peixes

domingo, 18 de dezembro de 2011


Veja a preparação de uma típica ceia de Natal em uma residência inglesa

A cozinha fica pequena para tanta gente, mas é Natal e sempre cabe mais um. O jantar começa com os Christmas crackers, uma tradição meio esquisita para os amigos brasileiros da anfitriã.

Cecília MalanLondres, Reino Unido

O Natal se aproxima e Londres se enfeita. É uma das datas mais queridas na cidade. A reportagem foi descobrir o que tem de diferente na mesa dos ingleses.
A nossa cozinheira por um dia é a jornalista gastronômica Georgia Bateman. Com uma lista de ingredientes que não podem faltar, fomos às compras. O objetivo é preparar uma ceia tradicionalmente inglesa para o Jornal Hoje. A primeira parada é a vendinha da Sally, uma senhora que vende frutas e legumes sem tirar o chapéu.
Sally vende batata, cenoura, couve-de-bruxelas e chirívia, que, para quem não sabe, é uma raiz, prima da cenoura.
O próximo destino é o açougue. Harry tira do embrulho um peru de natal de quase seis quilos e dá dicas de como preparar a ave. Com o dinheiro que sobrou, ainda passamos numa lojinha de decoração.
Muitas sacolas depois, finalmente há tudo o que se precisa para a ceia. Preço final dessa comilança toda: um pouco mais de R$ 300.
Na cozinha, o prato principal merece muita atenção antes de entrar no forno. Depois, é um corta, descasca, corta, descasca sem fim. Georgia coloca a repórter para trabalhar, preparando as couves.
Os convidados chegam e a cozinha fica pequena para tanta gente, mas é Natal e sempre cabe mais um.
O jantar começa com os Christmas crackers, uma tradição meio esquisita para os amigos brasileiros da anfitriã. De dentro das embalagens, saem coroas de papel, brindes pequenos e mensagens de sorte.
Um a um, os pratos chegam à mesa. A ceia é farta e enche os olhos. Aprovadíssima, a cozinheira pode, enfim, aproveitar o que há de melhor no Natal, não importa o país: pessoas queridas em torno de uma boa mesa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário